Secção Notícias
Página de EntradaPesquisarMapa do SiteAjudaPerguntas Mais Frequentes
Página de EntradaPesquisarMapa do SiteAjudaPerguntas Mais Frequentes
AnúnciosSubsecção DestaquesEventos
saltar menu: ALT+x
Estudo de públicos - DGPC

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), com o apoio mecenático da Fundação Millennium BCP e da ONI, e com a consultoria técnico-científica do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – Instituto Universitário de Lisboa, realiza o primeiro Estudo de Públicos de Museus Nacionais.

Tendo como objetivo principal conhecer os públicos de 14 museus tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (de cada museu e no conjunto), este projeto é o primeiro estudo realizado no país que compreende uma amostra representativa dos visitantes de museus nacionais.

Ao longo de 12 meses, em simultâneo nos 14 museus, serão inquiridos cerca de 30.000 visitantes através do preenchimento de um questionário quadrilingue on-line, em computadores colocados para o efeito em cada museu.

Os resultados do estudo serão fundamentais para a futura definição de estratégias para captação e fidelização dos visitantes dos museus tutelados pela DGPC, bem como para a implementação de políticas culturais que melhorem o acesso à cultura, aos museus e às suas coleções.

Pretende-se que o estudo venha a ser uma referência nacional na área disciplinar dos estudos de públicos, colmatando uma lacuna e um atraso de Portugal em relação a outros países europeus e ocidentais, e poderá vir a constituir-se como matriz para implementação no universo dos 142 museus da Rede Portuguesa de Museus. Suscitará, certamente, o aprofundamento da investigação académica sobre as características e os comportamentos dos visitantes dos museus em Portugal.

A recolha de informação terá início no dia 3 de dezembro de 2014 e conclusão em dezembro de 2015.


Topo da Página

Retroceder
English
2002 @ Museu Monográfico de Conimbriga / IPMWebdesign: Mediaprimer.pt