Secção Museu
Página de EntradaPesquisarMapa do SiteAjudaPerguntas Mais Frequentes
Página de ENtradaPesquisarMapa do SiteAjudaPerguntas Mais Frequentes
Exposição - InícioServiçosColecçõesBiblioteca
saltar menu: ALT+x
Primeira Sala

Moedas
Serralharia
Vidro
Olaria
Carpintaria
Cantaria
Fiação
Agricultura
Construção Civil
Utensilios e Ferramentas
Louças
Lucernas
Escrita
Jogos e Passatempos
Adorno
Equipamento Militar
Pesos e Medidas
Saúde e Higiene
Mapa do Museu com a primeira sala seleccionada Segunda Sala Terceira Sala Quarta Sala
Fotos alusivas ao equipamento militar. Estes links abrem uma nova janela Foto alusiva ao equipamento militar Foto alusiva ao equipamento militar Foto alusiva ao equipamento militar Foto alusiva ao equipamento militar

Equipamento Militar


O estatuto civil que Conimbriga manteve durante a sua existencia explica que sejam pouco frequentes os vestigios de equipamento militar.

Identificam-se alguns poucos exemplares de pilum ligeiro e de ponta de lança. As armas de empunhar tinham um longo cabo de madeira rematado por uma virola ponteaguda de ferro; as pontas de seta recolhidas em Conimbriga são de diversos tamanhos e feitios, feitas de ferro, bronze fundido e chapa de bronze.

Entre as peças de arnês encontradas em Conimbriga as mais antigas são placas e pingentes de bronze para ornamentar correias de arreio. Mais tarde generalizou-se um modelo feito de um simples aro de ferro ou fundido em bronze, apresentando-se neste caso com decoração por vezes com formas complexas derivadas de estilizações zoomórficas.

Nos primeiros anos do império, os cavaleiros passaram a usar esporas, fixadas por tiras de cabedal que eram presas por rebites ou através de orifícios; os exemplares descobertos em Conimbriga parecem, todavia, bastante tardios.


Topo da Página
English
2002 @ Museu Monográfico de Conimbriga / IPMWebdesign: Mediaprimer.pt