Secção Museu
Página de EntradaPesquisarMapa do SiteAjudaPerguntas Mais Frequentes
Página de ENtradaPesquisarMapa do SiteAjudaPerguntas Mais Frequentes
Exposição - InícioServiçosColecçõesBiblioteca
saltar menu: ALT+x
Primeira Sala

Moedas
Serralharia
Vidro
Olaria
Carpintaria
Cantaria
Fiação
Agricultura
Construção Civil
Utensilios e Ferramentas
Louças
Lucernas
Escrita
Jogos e Passatempos
Adorno
Equipamento Militar
Pesos e Medidas
Saúde e Higiene
Mapa do Museu com a primeira sala seleccionada Segunda Sala Terceira Sala Quarta Sala
Fotos alusivas à serralharia. Estes links abrem uma nova janela Foto alusiva à serralharia Foto alusiva à serralharia Foto alusiva à serralharia Foto alusiva à serralharia

Serralharia


Encontrou-se em Conimbriga um conjunto de objectos que pertenceram indiscutivelmente a um faber aerarius: trinta e seis algaravizes de barro para conduzir o ar dos foles ao centro da forja; a este conjunto podem juntar-se dois pequenos cadinhos de argila, que se apresentam cobertos de escorrimentos de cobre com algum estanho e zinco, e diversos moldes para pequenos objectos, entre os quais sobressaem duas armelas de sítula.

As produções destes artífices são de vasos de folha amarela trabalhada a frio, entre outras peças; o primeiro dos fragmentos é de latão, repuxado junto ao bordo, formando gomos; o segundo, é de cobre, e foi delicadamente ornamentado a punção. Existe, uma peça de embutir bastante rara, trata-se de um olho para uma cabeça humana de bronze, em tamanho natural ou ligeiramente superior. Também a uma estátua deve ter pertencido o fragmento de placa de bronze coberta de ouro em folha, aplicada com amálgama de mercúrio.


Topo da Página
English
2002 @ Museu Monográfico de Conimbriga / IPMWebdesign: Mediaprimer.pt